Dia Mundial do Meio Ambiente: Acisa desenvolve projetos socioambientais
ACISA
Passo Fundo, Brasil
há 5 dias
source : Jobnos

Nesta quarta-feira, dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Em 2019, o tema em pauta é "Combate à Poluição do Ar . Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo.

Além disso, a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano e a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.

Diante disso, o objetivo deste ano é, justamente, estimular governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

Acisa lança desafio para coleta de eletroeletrônicos

Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos eletroeletrônicos, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo lança um novo desafio.

A partir de um ponto de coleta que estará disponível na sede da entidade, de 5 a 20 de junho, colaboradores, diretores e associados podem descartar o que tem em casa e nas empresas.

Entre os materiais que serão coletados estão computadores, impressoras, baterias, celulares, entre outros. No final do mês, será feito um levantamento da quantidade de material recolhido juntamente com uma palestra de conscientização, ministrada pela bióloga e coordenadora do núcleo ambiental da Acisa, Manoela Cielo, e pelo professor de engenharia ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF), Iziquiel Cecchin.

Confira os itens que serão recolhidos durante a campanha :

Programas desenvolvidos pela associação

Visando contribuir com o meio ambiente, a (Acisa) desenvolve dois programas em parceria com a Cielo Ambiental : o Sustentabilidade Ambiental Empresarial e o Recicla Comércio.

Lançado em 2018, o primeiro programa tem o propósito de desenvolver, valorizar e premiar ações práticas de gestão socioambiental nas empresas.

Ao todo, 15 organizações das áreas da saúde, alimentação, construção civil, agronegócio, logística, resíduos e comércio participam.

Entre as atividades estão consultoria ambiental, palestras e treinamentos, desenvolvimento de projetos socioambientais e demais ações voltadas à conscientização ambiental.

Visita técnica à lavanderia do Hospital São Vicente de Paulo esteve entre as atividades do Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial (Foto : Caroline Lima / Acisa)Grupo que integra o programa conheceu os processos de preservação do meio ambiente utilizados no local (Foto : Caroline Lima / Acisa)

Já o projeto Recicla Comércio tem como objetivo incentivar e implementar a coleta seletiva nas mais diversas vias comerciais da cidade.

Em função disso, conta com um método assertivo para atendimento das empresas na procura pelo aumento quantitativo e qualitativo dos materiais recicláveis, que serão destinados a catadores regularizados.

Empresas e organizações de todos os segmentos, associadas ou não à Acisa, podem fazer parte dos programas. Pessoas físicas também podem ser inscrever.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a associação pelo e-mail acisa acisa.org.br ou telefone (54) 3311-

1300 para obter mais informações.

Evento de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Passo Fundo em parceria com a Acisa, Passo Fundo Shopping, Convidas, Ecosmart e Agenda 21, realiza, no dia 5 de junho, o Ato Comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A iniciativa busca promover a reflexão e a conscientização da comunidade em relação a este importante tema. O evento acontecerá no Passo Fundo Shopping, às 16h30min, e terá a participação das entidades, estudantes e autoridades.

A bióloga e coordenadora do núcleo ambiental da Acisa, Manoela Cielo, fará a apresentação dos programas desenvolvidos pela entidade.

A atividade é aberta ao público.

Publicada em : 04 / 06 / 2019, por Assessoria de Imprensa Acisa

Atualizada em : 05 / 06 / 2019, por Assessoria de Imprensa Acisa

Inscreva-se
Adicionar aos favoritos
Remover dos favoritos
Inscreva-se
Meu e-mail
Ao clicar em "Continue", você concorda que a neuvoo coleta e processa seus dados pessoais, que você forneceu neste formulário, para criar uma conta neuvoo e assinar nossos alertas por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade . Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, seguindo estas etapas .
Continue
Formulário de candidatura